Esfirra fechada de carne
- Mari Araújo
- 30 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de out. de 2024

Originalmente árabe, a esfirra é um salgado delicioso, trazido para o nosso país por imigrantes libaneses no início do século XX. Por aqui, ela também ganhou espaço e admiração. E não é para menos! Fica difícil resistir a uma massa fofinha envolvendo um recheio bem temperado e suculento, concorda?
Além de ser vista com frequência em festas e outros eventos, também é uma ótima opção para o lanche no nosso dia-a-dia.
Dentre todas as receitas que já experimentei de esfirra, essa é a mais prática e saborosa. A massa fica bem fofinha e o recheio é super suculento e simplesmente d-e-l-i-c-i-o-s-o! Na nossa receita, a massa cresce enquanto montamos as esfirras para assar, o que reduz bastante o tempo de preparo. Além disso, o que garante um sabor ainda mais incrível e realmente único é a montagem dos salgados com recheio cru, que vai cozinhando lentamente no interior da massa, conforme as esfirras assam no forno. Isso faz absolutamente toda a diferença no resultado final. Vamos à receita!
Ingredientes da Massa:
40 gramas de fermento biológico fresco
3 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo de soja
1 colher (sopa) de sal
500 mL de água (pode ser substituída por leite se você preferir)
1 kg de farinha de trigo
Ingredientes do Recheio:
800 gramas de carne moída magra (eu costumo usar o patinho)
suco espremido de 1 limão
2 tomates picados
1 cebola grande picada
2 colheres (sopa) rasas de sal
2 dentes de alho triturados
pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de canela em pó - acredite, é ela que faz toda a diferença no sabor!
Cheiro verde a gosto
Rende: 25 unidades de tamanho médio
Tempo de preparo: 1 hora
Modo de preparo:
Comece preparando o recheio. Em um recipiente, coloque a carne moída, a cebola, o tomate, o alho, o sal e os outros temperos. Por último, coloque o suco de limão e mexa delicadamente até ficar bem homogêneo.
Transfira o recheio para uma peneira e reserve na geladeira enquanto preparamos a massa.
Em uma tigela, coloque o açúcar e o fermento e mexa delicadamente até formar um líquido homogêneo. Em seguida, adicione o óleo e a água e misture novamente.
Vá adicionando o trigo aos poucos. A seguir, leve a massa para uma superfície enfarinhada e sove por 7 minutos. Se necessário, adicione mais trigo até atingir o ponto correto. Lembre-se de que a massa deve ficar bem lisa e não deve grudar facilmente!
Separe a massa em 25 pedaços.
Retire o recheio da geladeira e aperte bem contra a peneira para remover todo o excesso de água. Feito isso, abra as porções da massa em formato de círculos, coloque o recheio no centro e feche as esfirras, aproximando inicialmente duas laterais em direção ao centro da massa (formando um triângulo) e, depois, juntando a outra ponta. A seguir, feche delicadamente.
Disponha as esfirras numa forma untada e enfarinhada. Pincele com gema de ovo e leve para assar em forno pré aquecido a 180º C por 25 minutos ou até dourar. Prontinho! Já pode se deliciar com a nossa esfirra maravilhosa!
Nota: Você pode congelar as suas esfirras. Basta esperar esfriar completamente e colocar em saquinhos ou em potes plásticos. Na hora de comer é só retirar do freezer e aquecer! Dessa forma, você pode armazená-las por até 3 meses.
コメント